Notícias

Empreendedorismo, Sucesso e Reclamação não combinam

A maioria dos empreendedores tem um grande potencial em seu negócio, porém se você observar o porquê muitos não conseguem alcançar o seu objetivo.

A maioria dos empreendedores tem um grande potencial em seu negócio, porém se você observar o porquê muitos não conseguem alcançar o seu objetivo, mesmo tendo todas as estratégias em mãos E sabendo das melhores práticas, percebe-se um hábito muito comum entre elas, a reclamação.

Esse hábito vem da sensação que você tem de estar fazendo algo a respeito da situação, porém, é muito mais fácil reclamar do que pensar e agir para mudar de uma situação incômoda.

Se você, como empreendedor levar esse hábito para sua vida, provavelmente muitas pessoas e futuros clientes vão se afastar de você, é uma ordem natural e consequencial.

Sabemos o quanto é chata uma pessoa que se depara com um obstáculo no trabalho e ao invés de reverter a situação, começa a problematizar. Esse tipo de comportamento além de não resolver o problema, não leva a lugar nenhum.

Você pode observar muitas pessoas dizendo: “Não tive sucesso na vida porque não estudei em uma das melhores escolas da minha cidade”, “Fulano mesmo com uma deficiência e sem recursos só se deu bem na vida por conta do fator sorte”, “Meu negócio não prospera porque ninguém me dá uma oportunidade, as pessoas hoje em dia são muito ruins”, entre outros.

Isso nos faz lembrar de uma frase muito importante do escritor Paulo Coelho: “As pessoas reclamam muito, mas se acovardam na hora de tomar providências. Querem que tudo mude, mas elas mesmas se recusam a mudar.”

Mas, como assim mudar? É possível uma pessoa criar o hábito oposto de reclamar?

Claro que sim! Quando você deixa de reclamar e se concentra no que pode fazer para resolver o problema, você começa a criar um padrão de sucesso que vai transformar a sua vida, é uma questão de mindset.

A escritora Maya Angelou disse, certa vez: “Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame”.

Portanto, é uma questão de atitude em agir!

Quando você perceber o velho hábito de reclamar voltando em sua mente, basta pensar no que você pode fazer para mudar essa situação. Quando nos concentramos apenas em encontrar a solução para um problema, muitas ideias vão surgir.

O poder que a nossa mente tem em encontrar respostas para aquilo que estamos buscando, é incrível.

Entenda que assim como você aprendeu a reclamar, você pode “configurar” o seu cérebro para desaprender.

Se você está acostumado a reclamar, comece a se monitorar e trocar a palavra reclamação por ação.

E quando o convívio são com pessoas que não param de reclamar?

Também temos esse dilema, é muito difícil lidar com pessoas que reclamam o tempo todo, se você já se deparou com alguém assim, faça esse exercício quando pensar em reclamar.

Se a pessoa que reclama for um amigo, grupo de amigos ou familiares, mude de assunto, mostre outra alternativa para aquele problema, tenha empatia para que a pessoa entenda seu ponto de vista quanto a reclamação.

Dessa forma você também vai estar educando essa pessoa a não reclamar mais, pois ela vai perceber o quanto é desgastante emocionalmente e até fisicamente em alguns casos.

Conclusão

Conforme vimos, sucesso e reclamação não combinam, além de trazer estresse e impedir a sua visão para empreender, pode também afastar pessoas e até causar doenças físicas e emocionais conforme algumas pesquisas feitas.

Então vale apena mudar nosso hábito para ter sucesso e também “contaminar” as pessoas ao nosso redor com positividade, é o que falta muitas vezes. Faça esse teste e você verá uma mudança incrível no seu negócio.

Bom trabalho e grande abraço.